segunda-feira, 26 de março de 2012

O tal do esporão.

Desenvolvi isso na gravidez.
Minha mãe tem faz um tempo.
Estava agora em um dos meus foram prediletos, quando fui perguntada por uma amiga o que tenho feito pra aguentar caminhar, pq a dor dela está atrapalhando.


Eu sei bem como é.
Assumo que eu tinha medo de começar a caminhar e sofrer mais. Porém se eu não começasse a caminhar e fazer dieta poderia piorar, então tive que esquecer o esporão.


Dói muito a planta do pé principalmente quando damos os primeiros passos ao levantar, pela manhã.
Quando ficamos de pé muito tempo, ou fazemos uma caminhada longa demais.
(lembrando que antes de caminhar temos que alongar, e não devemos passar de 6km de caminhada.)
Quem tem esporão meu conselho é:


Eu uso uma pomada da minha mãe, ela é anti-inflamatória. O nome é Benevram Gel.
Mas existem outras que podem ajudar desde que seja anti-inflamatória.


Antes de levantar da cama eu passo no pé e deixo agir uns 10 minutos antes de levantar, quando eu piso no chão dói bem menos. As vezes eu não passo, pq minha mãe tbm tem e o dela dói mais que o meu.
Antes de caminhar é bom deixar o pé ou no gelo ou na água quente. Como se fosse compressa. Em alguns casos o gelo é melhor, em outros como no meu a água quente. E de noite passo a pomada antes de dormir.


Pra caminhar eu uso tênis, de preferencia bem confortável.
É importante que vc sinta conforto tanto na roupa como no calçado pra caminhar, mas pra quem tem esporão o calçado é fundamental.
Comece devagar. 
Se alongue, faça 10 minutos de caminhada, se alongue novamente, faça mais 10 minutos e alongamento de novo.
O alongamento relaxa e tirar o pé do chão pro uns 15 ou 20 segundos vai aliviar e dar força pra continuar.



- Use sapatilhas ou tênis com amortecedor em gel.


- Diminua de peso corporal se for obeso.


- Diminua atividade física se for atleta.


- Ponha o pé de molho em água morna e massageie bem, principalmente na planta do pé e calcâneos.


- Faça massagens pisando de leve (sentado em cadeira), em rolo de pedaço de bambú ou graveto roliço da grossura de cabo de vassoura ou enxada. Role de leve a planta do pé sobre o rolo, pisando leve e empurrando de frente e para trás, para soltar fibras de fáscias e tendões, e deixando mais maleável para movimentos.


- Alimentação com menos proteínas (de carnes principalmente).


- Tome chá de ervas anti-inflamatórias como: chá-verde, erva-mate (chimarrão), mini bambú japonês, camélia, sabugueiro, cavalinha, guaco, mil-em-ramas (Aquílea miellifolium), lavanda, sálvia, espinheira-santa, guanxuma, angélica,…


- Tome bastante suco de acerola e clorofila com folhas de Molinga oleífera (Vitamina A, E e C são anti-inflamatórias e antioxidantes (anti radicais livres)).


- Procure um ortopedista se tiver pé-chato, que pode ser uma das causas.


- Alongue-se. Não cura, mas vai amenizar os sintomas.


* Procure um ortopedista para tratamento efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário